domingo, 3 de julho de 2011

Preenchimento do DS-160 e mais dicas

Olá meninas e meninos que me acompanham e torcem por mim. Antes de tudo, quero agradecer a todos, pela força e incentivo que recebo aqui no blog. Isso realmente me anima e saibam que toda a torcida é recíproca, espero que todos tenhamos um intercâmbio inesquecível. Assim, para ajudar quem chegou nessa parte do processo, o "VISTO", falarei sobre o preenchimento do Ds-160 e algumas dicas sobre o dia da entrevista no consulado.
Quando forem fazer o agendamento de seu visto e preencher o DS-160 tenham em mãos:
- Cartão de crédito (o agendamento também pode ser pago através de boleto, mas nesse caso você precisa esperar 24 horas depois de efetuado o pagamento para começar o preenchimento);
- Passaporte;
- Endereço, e-mail e telefone da sua host family;
- Foto digital 5x5 ou 5x7 (tanto faz, mas a título de curiosidade, a minha foi 5x7).
Agora vocês estão prontos para preencher seu DS-160, que é dividido em tópicos...
- personal information 1 - seu nome, estado civil, data de nascimento e coisas do tipo;
- personal information 2 - nacionalidade, "national identification number" (RG), telefone, endereço. Obs: em U.S. social security number e U.S. taxpayer ID number colocar "does not apply";
- passport information - só colocar os dados que estão em seu passaporte;
- travel information - você vai selecionar a opção STUDENT/ EXCHANGE VISA (F, J, M, Q) e a data de arrival tem que ser a mesma do seu Ds-2019 e o tempo que irá passar lá, o equivalente a um ano;
- travel companions information - aqui é "no", porque vamos sozinhas(os).
- U.S. point of contact - aqui é para colocarmos o nome DO host ou DA host, depois da agência, que no meu caso é a Cultural Care, "employer", na parte de relationship e o endereço e telefone do host ou da host;
- previous U.S. travel information - se já esteve nos EUA;
- todos os security and background - se não quiser ter o visto negado, coloque "no" em tudo;
- additional point of contact information - aqui você escolherá duas pessoas que confirmem o motivo da sua viagem, mas que não sejam da família. Escolhi duas das pessoas que haviam preenchido minhas referências no application;
- sevis information - tá lá no seu kit visto, é só pegar o número. Logo abaixo pergunta se pretende estudar nos EUA. A CC, minha agência diz para não colocar "sim", pois neste caso, é preciso preencher com nome da instituição e endereço, mas se por acaso, você, assim como eu só leu isso depois...rsrsrs...não tem problema. Não será isso o que determinará que seu visto seja negado ou não. Eu coloquei sim, meu visto foi aprovado e se quer me perguntaram sobre.
Ainda aqui, não se esqueça de salvar cada página preenchida, pois de 20 em 20 minutos, se não me engano, seu tempo de preencher expira e se não tiver salvo você perde TUDO o que já preencheu. Por último, mas não menos importante, tem a taxa de $140.00 que você paga. Para pagar esta taxa é só levar o passaporte em qualquer banco do Citibank e dizer o tipo do seu visto (no nosso caso, J-1).

Quanto as dicas para o dia da entrevista no consulado o que digo é:
- não esqueçam de levar uma caneta. Ela será totalmente necessária;
- não importa se a impressão do seu agendamento está boa ou não. Eles se quer pedem para ver o de ninguém;
- A impressão do DS também não precisa ser ótima, pois eles não usam o código de barras deste documento, apenas o do passaporte, nesse sim, constam as informações sobre que tipo de visto está sendo solicitado por nós. Todavia, o documento é necessário, NÃO ESQUEÇAM DE LEVAR!
- o mais importante...NÃO FUREM A FILA COMO A GAROTA QUE VOS ESCREVE!! Ninguém me pegou, mas pode ser que não tenham a mesma sorte, então não tentem isso...hauahauahuahaah.

E é isso...sei que para quem ainda não está nesse processo de visto o post é um tanto chato, mas garanto que quando chegarem nessa etapa vão implorar para encontrar o máximo de informações possíveis sobre o assunto. Promessa cumprida, se tiverem mais dúvidas podem me dizer e ajudo no que puder.

Beijos,
Sah

4 comentários:

  1. Boa sorte, boa viagem e tenha uma ótima experiência!!

    Bjos...

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    A melhor dica ever !
    "- o mais importante...NÃO FUREM A FILA COMO A GAROTA QUE VOS ESCREVE!! "

    Linkei seu post no meu blog como links uteis ....

    Beijos sah

    ResponderExcluir
  3. Oie Sabrina
    Post super útil!!
    Adorei mesmo...
    E as malas???
    Bjão

    ResponderExcluir
  4. Mto bom o post! Já marquei aqui pq vou precisar num futuro próximo! HAHA (:

    Obrigada pela visita, Sabrina. Volta sempre! (:

    Pois é menina! Oq tem que ser será né? Quando é mais de 4 kids tem que ter 2 au pairs.. Não tô curtindo mto a ideia, nem a localização.. Enfim, vamos ver! E dá-lhe lista de prós e contras.

    Bju!

    ResponderExcluir